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Surf & Saúde | Lesões Crônicas

adiossurf-thumbpor Adriana Rossi

Ainda que a maioria das lesões sejam traumáticas, é muito comum surfistas sofrerem micro traumas musculares causados pelo esforço repetitivo. Os pontos mais afetados são, geralmente, costas, pescoço, ombros e joelhos.

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Magno Pacheco forçando a manobra no limite FOTO Daniel Smorigo

A freqüente queixa de dor lombar leva os médicos a crerem que a doença degenerativa de disco pode ser um problema comum entre os praticantes. Algumas características biomecânicas do surf estão associadas com lesões por sobrecarga e tensões sobre o centro de gravidade corporal.

1. A hiperextensão das costas e do pescoço, enquanto o surfista rema, ocasiona um desequilíbrio muscular, alterando o centro de gravidade. Essa posição está provavelmente relacionada à degeneração preventiva da estrutura espinhal (envelhecimento do disco e cartilagem).

2. Os “joelhinhos” geram hiperextensão das costas e pescoço, aumentando o desequilíbrio muscular.

3. Movimentos repetitivos de remada podem sobrecarregar os músculos e tendões dos ombros e cotovelos.

4. A repetida compressão e rotação dos discos invertebrais da parte superior e inferior das costas durante as manobras pode levar à degeneração e hérnias de disco.

5. A postura de agachamento, comum no surf, leva ao desequilíbrio na região pélvica e tensiona os músculos da coxa e quadril.

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Heitor Alves em mais um aéreo na sua carreira FOTO Sebastian Rojas

 

Prevenções

 Felizmente o corpo humano tem uma grande capacidade de responder ao esforço físico, devido às adaptações nos músculos, tendões e ossos, que se tornam mais fortes e resistentes. Porém, se o microtrauma ou estresse excede a capacidade de recuperação do organismo, ele desenvolve uma inflamação, que é a resposta natural a esta carga. Os sinais são localizados e podem ser identificados pelo calor, inchaço, vermelhidão, dor e perda progressiva do movimento. Quanto antes o atleta receber tratamento médico, menor é o tempo de reabilitação.

As principais medidas para combater uma lesão por esforço repetitivo são:

– Evite a causa da dor, e isso pode significar parar de surfar por um tempo.

– Consulte o seu médico. Ele pode realizar um diagnóstico e recomendar medidas anti-inflamatórias através de medicações, gelo, acupuntura e fisioterapia.

– Esteja atento aos sinais do seu corpo e siga à risca o programa de reabilitação. Aumente progressivamente os exercícios de recuperação e não apresse sua cura.

Lembre-se: a maior causa dos acidentes esportivos são lesões anteriores não curadas por completo.

Além das medidas tradicionais de rebalanceamento muscular, recomenda-se o pilates, que é o método mais eficaz de reabilitação e condicionamento através dos princípios de concentração, respiração, controle, precisão, fluidez do movimento, isolamento e rotina.

O alongamento é uma medida simples que pode evitar lesões esportivas. Lembre-se de alongar sempre antes e após qualquer exercício físico!

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Guilherme Tripa flui com classe e suavidade no tubo FOTO Sebastian Rojas

 

perfil-adriana_rossiFonte: Blog Mormaii | Surfing & Health, de Joel Steinman MD. Editora Meyer & Meyer Sport. 
Por: Adriana Rossi

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