Home / Curiosidades (Quê?) / Shark Shield – Repelente de Tubarão

Shark Shield – Repelente de Tubarão

repelente-tubaraoDispositivo anti tubarão com 90% de eficiência comprovada pode chegar em breve ao mercado.

Uma pesquisa independente foi publicada na revista científica Plos One confirmando a eficácia do dispositivo conhecido como Shark Shield. O estudo tomou dois anos e meio, a um custo de US$ 680 mil, bancado pelo Governo Estadual de Western Australia como parte de seus esforços para mitigar o perigo de ataques de tubarões que proliferaram na área desde de 2012.

A pesquisa foi liderada pelos professor Shaun Collin, Nathan Hart e o Dr. Ryan Campster da University of Western Australia’s Oceans Institute e a School of Animal Biology. O time testou também, em laboratório e campo, uma série de dispositivos eletrônicos anti tubarão, além de outras novas invenções à base de som, luz e bolhas.

Collin, especialista renomado mundialmente, que publicou inúmeros artigos científicos sobre o assunto, desde 2010, declarou: “Durante os testes o Shark Shield espantou tubarões brancos em nove de cada dez vezes. Esperamos que essa pesquisa nos leve a desenvolver tecnologias eletrônicas ainda melhores no futuro”.

A companhia anunciou recentemente que está levantando capital para o Freedom+ Surf (dispositivo para pranchas) em parceria com a Ocean & Earth e o bicampeão mundial Tom Carrol.

Lindsay Lyon, diretor administrativo da Shark Shield, declarou: “Essa é a terceira publicação científica independente que comprova que o Shark Shield é o único dispositivo que efetivamente espanta tubarões. Os artigos mostram que os praticantes de esportes de aventura podem diminuir em 90% o risco de ataques de tubarões em atividades como mergulho, caça submarina, caiaque e surf”.

Para quem viaja em busca de ondas em lugares onde há perigo de ataques de tubarões, o aparelho pode ser bem interessante. Não tem 100% de eficiência, assim como um cinto de segurança em seu carro. Mas sempre vale a pena minimizar os riscos.

Fonte: Waves Terra

(Visited 1.055 times, 1 visits today)

Check Also

AS 7 MARAVILHAS DO SUP NO BRASIL

As 7 maravilhas do SUP no Brasil Nicole Pacelli elenca os 7 melhores picos para ...