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Como manter o Rip sem surfar todos os dias

manter-rip-thumbÉ muito comum que a maioria dos nossos amigos surfistas só tenha disponibilidade para surfar nos finais de semana, seria perfeito poder surfar todos os dias, porém o trabalho, a família ou a distância, faz com que só se possa surfar aos sábados, domingos e feriados.

Pensando nisso, vão aqui algumas dicas para que esse surf seja bem seguro e não cause danos à saúde do seu corpo, já que surfar exige muito esforço físico.

Basicamente, todo surfista tem que ter a consciência de estar sempre bem preparado fisicamente para encarar as ondas em horas de remadas, manobras e vacas. Se você é um surfista de finais de semana, saiba que está bem suscetível a lesões, principalmente na cintura escapular (ombros e escapulas) e cintura pélvica (lombar e quadril), isso em nível de ligamentos e articulações, pois também os músculos do tríceps, do peitoral e das costas, são muito exigidos durante o surf.

Sendo assim, comece a inserir atividades auxiliares durante os dias da semana para deixar seu corpo pronto para qualquer hora de surf.

Fortaleça seus músculos, melhore sua flexibilidade e mantenha suas articulações seguras e bem protegidas com estas dicas simples para 30 minutos diários disponíveis, sem mesmo precisar ir até uma academia.

 

Dia 1:

– 3 séries de 10 a 15 Flexões de braços com as mãos afastadas
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– 3 séries de 8 a 12 Barras abertas
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– 3 séries de 10 a 15 Saltos a fundo alternando as pernas
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– 3 séries de 10 a 15 Tríceps com apoio do banco
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– 3 séries de 10 a 12 Rotação Cubana
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– 4 séries de 20 a 30 Abdominais
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Obs.: Descanse sempre de 30seg a 1min a cada série. Se a quantidade de repetições for muito para você, tente fazer menos repetições e vá aumentando a cada dia de treino, evite forçar demais suas articulações.

 

Dia 2:

Escolha um dos seguintes exercícios de acordo com a sua preferência:

– Corrida ou trote de 30 minutos, pode ser alternado (corre 3 minutos, trota ou caminha 2 minutos);

– Bike com pedalada média ou pesada de 30 minutos;

– Pular corda alternando o tempo (pula 2 minutos, descansa 1 minuto) até completar o tempo.

 

Seguir essas dicas, embora seja apenas uma das várias formas de obter os benefícios, é uma ótima maneira de prevenir lesões durante o surf. Desta forma cuidará também do seu sistema cardiovascular para suportar tanto esforço na hora de cair na água, sem esquecer que uma boa alimentação é fundamental para estar saudável e disposto para praticar qualquer atividade física.

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